Festa Literária
Internacional de Paraty
 
Flipinha FLIPINHA Patrocinadores

18/05/2016

Professores participam da formação do Manual da Flipinha (foto de Antonio Garcia Couto)

 

 

Flipinha 2016: Baixe aqui o Manual com conteúdo sobre os autores desta edição

O Manual da Flipinha foi lançado hoje (quinta-feira, 12 de maio), em Paraty. As curadoras da Ciranda dos Autores, os encontros sobre literatura infantil e juvenil da Flipinha, Anna Claudia Ramos e Verônica Lessa, apresentaram os escritores e ilustradores desta edição para cerca de 30 professores de escolas estaduais e particulares de Paraty e região e para educadores de ONGs locais.

À tarde, a atividade acontece para os 80 alunos do Curso Normal do Colégio Estadual Mário Moura Brasil do Amaral (CEMBRA), que também recebem formação em mediação de leitura. Amanhã (sexta-feira, 13 de maio) é a vez dos professores da Rede Municipal de Paraty conhecerem parte da programação da Flipinha 2016 no período da manhã.

O Manual da Flipinha é uma publicação anual que traz entrevistas com os escritores e ilustradores da edição, assim como informações sobre suas obras. O material traz também um amigo oculto literário entre os autores, incentivados a produzir uma música, uma ilustração ou uma história a partir de uma obra de um colega convidado. As obras exclusivas produzidas compõem o material.

Durante a formação, Anna Claudia e Verônica propuseram o mesmo desafio para os professores presentes, que tiverem que produzir uma poesia, um texto ou uma ilustração a partir do título de duas obras: O jornal (Editora Brinque-Book, 2012), de Patricia Auerbach, e Metade cara, metade máscara (Global Editora, 2004), de Eliane Potiguara.

As ações do Manual ajudam a preparar os alunos para a Operação Flipinha, quando os autores convidados visitam escolas paratienses, e para as apresentações feitas pelos estudantes durante a Flip na Casa da Cultura Câmara Torres. A Flipinha acontece de 28 de junho a 3 de julho, em Paraty.

 

Download do Manual

Baixe aqui o Manual da Flipinha 2016 (versão para celular aqui). Mexer no Manual é muito fácil. O índice traz a lista completa de autores da Flipinha 2016. Basta clicar no nome do escritor ou ilustrador para ir à página desejada. Para voltar ao índice, clique no botão inferior esquerdo. 

Acesse também o formato digital para para o computador e para o celular.

 

 


Imprima esta página

Envie para um amigo

 

Realização
Associação Casa Azul